Riscos de negativação indevida por aumento de consumo virtual na pandemia

Riscos de negativação indevida por aumento de consumo virtual na pandemia

 Na última semana de agosto, a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) divulgou o resultado de uma pesquisa realizada junto à Offer Wise sobre importantes dados de consumo no Brasil durante a pandemia. Embora uma diminuição na renda média (para 46% do entrevistados)  fosse prevista, ela vem acompanhada do aumento do consumo para cerca de 42% dos participantes. As causas variam entre pedidos de delivery, contas básicas e compras por impulso, 32% das quais realizadas por sites e lojas virtuais contra 12% por aplicativos. A preocupação, contudo, é a parcela de ações que podem advir dessas mudanças nos próximos meses, sobretudo aquelas que envolvam a cobrança e a negativação indevida.

Foto: Istockphoto / DINO

Em 2019, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou aumento de 0,7% nas causas de Direito do Consumidor com pedido de indenização por danos morais, entre elas ações de negativação indevida. Em números absolutos, isso significa aumento de mais de 740 mil processos ajuizados, ultrapassando, assim, o número de causas de Direito Civil.

Fonte e Matéria completa no site:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/riscos-de-negativacao-indevida-por-aumento-de-consumo-virtual-na-pandemia,77191b0e1bbc72c3b59f4c364928b3e6ywk3kx7r.html
No Comments

Post A Comment