O Banco Central do Brasil é o responsável por regulamentar e fiscalizar o sistema financeiro do país, garantindo a segurança e estabilidade das transações bancárias. No entanto, algumas instituições financeiras acabam desrespeitando as regras e prejudicando os clientes.

Recentemente, um banco foi condenado a indenizar um cliente por realizar cobranças de dívida prescrita em seu ambiente de trabalho. A decisão foi proferida pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal.

De acordo com a notícia veiculada pelo site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o cliente havia realizado um empréstimo com o banco em questão, mas a dívida já havia prescrito, ou seja, não podia mais ser cobrada judicialmente. Mesmo assim, a instituição financeira continuou a realizar ligações para o local de trabalho do cliente, constrangendo-o perante seus colegas e superiores.

Diante disso, o cliente ajuizou uma ação de reparação por danos morais e foi atendido pela Justiça. O banco terá que indenizá-lo em R$ 10 mil reais, além de cessar imediatamente as cobranças.

Essa decisão é importante porque reforça o direito dos consumidores em não serem expostos a situações vexatórias e constrangedoras por parte das instituições financeiras. Os bancos devem cumprir as normas estabelecidas pelo Banco Central e respeitar os direitos dos clientes, sob pena de sofrerem sanções judiciais e financeiras.

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2023/maio/banco-devera-indenizar-cliente-por-ligacoes-no-ambiente-de-trabalho-para-cobrar-divida-prescrita#:~:text=Banco%20dever%C3%A1%20indenizar%20cliente%20por%20cobran%C3%A7a%20de%20d%C3%ADvida%20prescrita%20em%20local%20trabalho,-por%20RS%20%E2%80%94%20publicado&text=A%201%C2%AA%20Turma%20Recursal%20dos,para%20cobran%C3%A7a%20de%20d%C3%ADvida%20prescrita.