Publicado em 15/03/2021 20h21

AAnvisa, atendendo convite do Fórum Nacional dos Governadores, participou de reunião virtual com governadores. Liderados por Wellington Dias, do Piauí, os governadores pediram informações sobre o andamento da análise das vacinas Sputnik V, Covaxin e o funcionamento do consórcio Covax Facility.

O diretor-presidente, Antonio Barra Torres informou que, até o momento, a Agência não está realizando análise de processos das vacinas Sputnik V e Covaxin, pois não foram apresentados documentos sobre os dois imunizantes. Ou seja, não há pedidos de uso emergencial ou registro para estes dois imunizantes.

Em relação ao consórcio Covax Facility, o diretor-presidente explicou que as vacinas poderão chegar no Brasil sem necessidade de uso emergencial ou registro na Anvisa. A dispensa é possível porque o consórcio, coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já conta com a participação de especialistas da Agência entre os responsáveis pelas análises dos estudos e dados necessários à aprovação das vacinas.

O Covax Facility foi regulamentado pela Anvisa no último dia 2 de fevereiro e se aplica as vacinas importadas via OMS.Tags: vacinacovid-19covaxin

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-e-governadores-discutem-situacao-de-vacinas