Publicado em 12/04/2021 11h56

Um benchmarking internacional com seis institutos nacionais de Propriedade Industrial (Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura) apontou tendências de gestão na área de PI e indicou caminhos para a evolução institucional do INPI.

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2020, no âmbito do Programa INPI para o Século XXI, cujo objetivo é transformar o Instituto em referência global de gestão e qualidade, adotando práticas de excelência em suas atividades.

O programa é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Reino Unido, por meio do UK-Brazil Prosperity Programme, fundo britânico voltado à promoção do desenvolvimento econômico sustentável, diminuição da pobreza e promoção de igualdade de gênero e crescimento inclusivo. Será implementado por uma consultoria externa.

No estudo, uma das principais conclusões é que a existência de uma estrutura organizacional bem planejada, com foco nas demandas nacionais, é um fator decisivo para o êxito da instituição.

Também cabe destacar outros dois aspectos observados na pesquisa: a relevância da autonomia institucional para agir com rapidez e flexibilidade diante das necessidades apresentadas; e a importância do apoio ao ecossistema de inovação, com a conscientização pública sobre PI.  

Uso intensivo (e inovador) das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como foco no cliente, também se revelam como aspectos essenciais dos modelos de negócio analisados.

No âmbito do Programa, além de qualidade, processos e serviços de TI, também fazem parte temas como precificação dos serviços e recursos humanos.

Para alcançar os resultados esperados, representantes da consultoria estão realizando reuniões, conhecendo a Autarquia e trabalhando em parceria com o Instituto para responder aos desafios apresentados. Com o avanço do programa, o INPI manterá o público informado sobre sua evolução e resultados.Tags: INPI para o Século XXI
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/benchmarking-aponta-caminhos-para-evolucao-institucional