Projeto Stewardship Brasil aponta que quase 50% dos hospitais com UTI adulto possuem ações contra a resistência microbiana.Compartilhe:   Publicado em 24/11/2020 15h56 Atualizado em 24/11/2020 17h05

Dados parciais de um levantamento realizado em 2019 por 954 hospitais com unidade de terapia intensiva (UTI) adulto revelou que 47,5% deles (453) possuíam Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos (PGUA). A implementação desse programa é recomendada para o enfrentamento da resistência microbiana, que é a capacidade de bactérias, fungos, parasitas e outros agentes etiológicos (microrganismos que causam doenças) resistirem à ação de antimicrobianos, diminuindo ou eliminando a eficácia desses medicamentos para curar ou prevenir infecções.   

A pesquisa também identificou as principais ações adotadas para o uso racional dos antimicrobianos nos hospitais. Entre elas estão a readequação de terapias, conforme resultados laboratoriais microbiológicos (371 hospitais), e a utilização de protocolos clínicos para as principais síndromes presentes na unidade (293), além da realização de monitoramento periódico de indicadores de uso de antimicrobianos (290).   

De acordo com o levantamento, as 954 unidades participantes representaram 55% do total de hospitais com leitos de UTIs adulto habilitados no país. A pesquisa foi feita por adesão, por meio do preenchimento de um formulário de autoavaliação, dentro do Projeto Stewardship Brasil, lançado em 2019 pela Anvisa, em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).  

O objetivo do projeto foi identificar oportunidades de melhoria e buscar estratégias para promover a implementação desses programas em todos os hospitais do país. Portanto, além de fornecer um panorama nacional sobre os programas, a pesquisa possibilitou o levantamento de dados para a elaboração de ações de promoção da implementação de PGUAs nos hospitais brasileiros.     

Cartazes  

O componente “Educação” é um dos elementos essenciais dentro da estratégia de implementação de um PGUA. Pensando nisso, o Projeto Stewardship Brasil lançou, neste ano, uma série de cartazes destinados aos serviços de saúde para reforçar iniciativas de promoção da educação de pacientes, acompanhantes e cuidadores.   

Confira aqui os materiais

Curso  

Quer saber mais sobre gerenciamento do uso de antimicrobianos? Então se inscreva no curso à distância sobre o tema, destinado aos profissionais das Vigilâncias Sanitárias e das coordenações de controle de infecção hospitalar de todo o país, além dos profissionais que atuam nos serviços de saúde. O curso apresenta os componentes essenciais para a elaboração e as etapas principais para a implementação de um PGUA em serviços de saúde.  

Acesse e inscreva-se: Curso de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos   

Campanha global   

Todos os anos a OMS realiza a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, entre os dias 18 e 24 de novembro, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a resistência microbiana. Além disso, a iniciativa visa incentivar as melhores práticas entre o público em geral, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas para impedir o surgimento e a propagação de infecções resistentes a medicamentos. Em 2020, o tema escolhido para o setor de saúde humana é “Unidos para preservar os antimicrobianos”.   

Leia mais sobre o Projeto Steward Brasil:  

Anvisa e ABIH lançam Projeto Stewardship Brasil 

Resultado Parcial da Autoavaliação do Gerenciamento do Uso dos Antimicrobianos  

Acesse também: Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos/OMS 

Informações técnicas  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial   CategoriaSaúde e Vigilância Sanitária

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/confira-dados-sobre-gerenciamento-do-uso-de-antimicrobianos