Senado aprovou projeto que suspende o cadastro negativo para garantir crédito ao consumidor
12/05/2020 18:33 – Glaucea Vaccari


Consumidores inadimplentes não terão o nome inscrito em cadastros negativos de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pelo prazo de 90 dias. Projeto de lei que suspende novas inscrições durante a pandemia foi aprovado nesta terça-feira (12) no Senado.  

Conforme o projeto, o prazo de suspensão da inclusão de nomes nos cadastros negativos é contado retroativamente a partir de 20 de março, data da decretação de calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus, mas os 90 dias poderão ser prorrogados.  

Justificativa da proposta é que, durante a pandemia, inúmeros trabalhadores e microempresários tiveram ou terão as rendas comprometidas, em parte ou totalmente, e o objetivo é proteger o consumidor, possibilitando acesso a créditos e empréstimos neste período.  

A proposta determina que o Poder Executivo deverá regulamentar e a fiscalizar a suspensão, sem prejuízo da aplicação de sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Se houver cobrança de multa por descumprimento da norma, o dinheiro deverá ser aplicado em medidas de combate à covid-19.

A matéria retorna à Câmara dos Deputados.

Fonte:

https://correiodoestado.com.br/economia/consumidor-nao-podera-ter-nome-inscrito-no-spc-e-serasa-durante-pandemia/371988