O Dia da Sobrecarga da Terra, originalmente conhecido como Overshoot Day em inglês, representa o dia em que a demanda da humanidade por recursos naturais e serviços ecossistêmicos ultrapassa o que o planeta consegue regenerar em um ano, ou seja, o momento a partir do qual a demanda da humanidade sobre a natureza vai além do que o planeta pode regenerar durante esse período, entrando em déficit. O cálculo para chegar a esta data anualmente foi desenvolvido pelo instituto de pesquisas independente britânico New Economics Foundation, organização parceira da Global Footprint Network (GFN).

Para aqueles que tiverem a curiosidade sobre o impacto dos próprios hábitos, através desse linké possível testar a “pegada ecológica” individual que se trata do dia no qual a  Terra entraria em déficit se todos os habitantes tivessem esse padrão de vida e comportamento. Quantos planetas seriam necessários para manter o seu padrão? 

Segundo a organização, a demanda atual por recursos ecológicos é de aproximadamente 1,5 Terras e os dados apontam para a demanda de 2 planetas antes mesmo da metade do século. Trata-se de uma dívida ecológica da qual pagamos juros devastadores.

No ano 2000, foi calculado o dia 5 de outubro como Overshoot Day e, de lá para cá, ele tem se adiantado anualmente, de modo que em 2019, foi em 29 de julho. Neste ano de 2020, excepcionalmente, o cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra aumentou em mais de três semanas com relação ao ano anterior, demonstrando direta relação ao movimento de lockdown imposto ao redor do globo em função da Pandemia causada pelo coronavírus. 

Com grandes centros urbanos tendo suas atividades reduzidas drasticamente, a  diminuição da emissão de gás carbônico, do desmatamento e do uso de combustíveis fósseis foram os grandes motivadores dessa mudança histórica no crescimento a longo prazo observado pela Pegada Ecológica da humanidade.

É muito positivo que essa data tenha sido postergada pois demonstra ser possível reverter os padrões de consumo e quão grandioso é o impacto disso no globo. No entanto, a verdadeira sustentabilidade não pode ser alcançada por meio de um desastre que evidenciou ainda mais as desigualdades existentes, além de ter aumentado as tensões sociais, econômicas e políticas do mundo . É necessário que haja o equilíbrio entre o bem-estar da humanidade e do planeta como um todo. 

Nesse aspecto, a Agenda 2030 trata-se de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Seus 17 Objetivos visam alterar de modo gradual mas permanente as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, social e ambiental. Diversos desses objetivos (os ODS’s) consideram a manutenção da vida no Planeta. É o caso do ODS 12, que assegura padrão de produção e consumo sustentáveis com uso eficiente dos recursos naturais. 

Para saber mais sobre a data clique no link da Organização e para quem se interessar pela Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, basta clicar aqui. Que o conhecimento adquirido possa auxiliar nas mudanças necessárias em busca do desenvolvimento sustentável.

Escritório de Gestão Socioambiental

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Links:

https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobrecarga-da-terra-entenda
https://neweconomics.org/
https://www.akatu.org.br/noticia/dia-da-sobrecarga-da-terra-mudar-o-impacto-do-seu-consumo-nao-e-coisa-de-outro-mundo/

https://www.publico.pt/2020/06/05/ciencia/noticia/pandemia-adiou-dia-terra-esgotaria-recursos-naturais-2020-1919626#:~:text=Assim%2C%20neste%20ano%2C%20o%20planeta,foi%20a%2029%20de%20Julho.

  • 74 visualizações

vUnidade Responsável:Comunicação Socialsex, 21/08/2020 – 12:02https://trt15.jus.br/noticia/2020/dia-da-sobrecarga-da-terra