Publicado em 18/06/2021 00h15 Atualizado em 18/06/2021 00h16

O INPI e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) mantêm o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas, um centro de informações estratégicas acessadas exclusivamente por agentes públicos atuantes no combate às falsificações, como autoridades aduaneiras, polícias judiciárias e Ministério Público.

A plataforma disponibiliza arquivos digitais fornecidos por empresas industriais e de serviços, com comparações visuais de produtos originais e falsos; informações sobre locais de produção e de comercialização licenciados; rotas de entrada e saída dos produtos no Brasil e no mundo; orientações técnicas para atestar a autenticidade das marcas; e contatos dos responsáveis pela representação especializada no combate à falsificação das marcas.

Todos esses detalhes foram apresentados pelo gerente-executivo do Diretório, Elton Ferreira Barbosa, no workshop virtual “A inovação tecnológica da rastreabilidade na defesa do mercado legal e o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas do CNCP-INPI”, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) no dia 11 de junho.

Barbosa ressaltou a importância de os detentores de marcas integrarem o sistema. “O INPI é capaz de informar o agente público sobre quem é o titular da marca, mesmo sem cadastro no Diretório. O benefício do cadastro é a complementação das informações, como a variedade de representantes de cada marca capazes de fazer identificação de produtos, especificados por segmento ou por região”, argumentou. “Isso permite que o agente de segurança possa ir direto na fonte, gerando ganho de tempo”, concluiu.

Fornecendo cadastro gratuito, hoje o Diretório reúne em sua base de dados mais de 200 empresas e 20 mil marcas de mais de 24 países. Ao todo, 20% das marcas mais valiosas do mundo já estão no Diretório.

*Com informações da ABIFINATags: contrafaçãopiratariamarcaregistro de marca
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/diretorio-nacional-de-combate-a-falsificacao-de-marcas-recurso-valioso-contra-a-pirataria