Passados os quatro primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região já contabiliza o pagamento de R$ 69.996.065,08 aos trabalhadores. Foram realizadas 3.524 audiências de conciliação com 1.777 acordos firmados. A informação é da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal, que divulgou, no início da tarde desta quinta-feira, 7/11, dados parciais da campanha. A XIV Semana Nacional da Conciliação vai até sexta-feira, dia 8/11, e mobiliza todas as esferas do Judiciário – os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais -, que selecionam processos e buscam solucionar o conflito por meio do diálogo.

Cerca de 10 mil audiências foram agendadas para o período nas 153 unidades judiciárias de 1º grau e nos 15 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT) do TRT-15. Nesta sexta-feira, o TRT-15 firma parceria inédita com a Instituição Toledo de Ensino (ITE) – unidade Botucatu –, e inaugura um centro de conciliação e mediação na faculdade, possibilitando estágio para estudantes de cursos de Direito. A assinatura do convênio e a inauguração do Cejusc de Botucatu acontecem na ITE, às 11 horas. À tarde, a partir das 13h30, estão previstas audiências no novo espaço, marcando o encerramento da Semana Nacional da Conciliação no TRT-15.

Política Institucional

A Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006 com o objetivo de incentivar a cultura da pacificação social no País. Com o slogan: “Conciliação: Todo Dia, Perto de Você”, a campanha desse ano reforça que o método de solução de conflitos está disponível todos os dias nos tribunais, além das campanhas anuais. A Justiça do Trabalho também promove duas ações anuais, a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista e a Semana Nacional de Execução Trabalhista.

Conciliação a qualquer tempo. Como propor uma audiência no TRT-15?

Qualquer interessado com ações trabalhistas em trâmite no TRT-15 pode encaminhar aos Cejuscs um email solicitando agendamento de audiência: [email protected][email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected][email protected]. Os interessados em conciliar também podem procurar a unidade judiciária trabalhista de seu município.