Publicado em 09/06/2020 16h47 Atualizado em 10/06/2020 18h20

Todos os servidores alocados em regime de trabalho remoto temporário estão vivenciando um novo tempo, inédito na história do Serviço Público do Brasil e na de outros setores de atividades sociais e econômicas. E agora o dilema de todos “em quarentena” é de quando será chegada a hora adequada de voltar.

O INPI não tem ainda uma resposta pronta. A Presidência e Diretoria determinaram à Diretoria de Administração / Coordenação-Geral de Logística e Infraestrutura, na semana passada, a elaboração do respectivo estudo do retorno. Ele depende de uma conjugação de fatores que estão sendo criteriosamente observados pela Divisão de Saúde Ocupacional e por uma equipe técnica que assessora o Instituto, orientada por um dos infectologistas da FIOCRUZ, Dr. Carlos Figueiredo, e que irá também considerar os protocolos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

São critérios em relação ao transporte urbano, segurança nas ruas, abertura de restaurantes e similares, ou seja, fatores que irão balizar as condições internas e externas para dar as condições de proteção individual e coletiva para um retorno gradual, escalonado, além de respeitar dificuldades eventualmente surgidas na experiência de longa permanência do trabalho no ambiente residencial. 

Com plena consciência de suas responsabilidades, o INPI tem o dever de entregar à sociedade o melhor de sua capacidade de trabalho, oferecendo-lhe uma Autarquia conectada com os avanços da tecnologia e da Revolução 4.0. Esse dever não irá se sobrepor ao respeito à saúde, ao bem-estar e às condições sanitárias adequadas para o retorno do corpo funcional do INPI ao prédio-sede e aos Escritórios Regionais. Esse retorno não ocorrerá antes de 30 de junho de 2020.

O INPI terá tranquilidade para prosseguir gerando bons resultados em trabalho remoto, como atestam os índices e metas já alcançados, com saúde, confiança e esperança.Tags: coronavírusINPI
https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/ultimas-noticias/inpi-continuara-em-trabalho-remoto-ate-resultado-de-estudo-para-retorno