Publicado em 15/12/2020 16h35 Atualizado em 15/12/2020 17h12

O Observatório de Tecnologias Associadas à COVID-19, do INPI, publicou nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, o estudo intitulado Panorama dos documentos de patente relacionados às vacinas de RNA em testes clínicos para a prevenção da COVID-19.  

O estudo tem por objetivo fornecer um panorama do conhecimento atual relacionado às vacinas de RNA em estágio clínico mais avançado, com base nos documentos de patentes relacionados a estas tecnologias. Além de servir como fonte de informação tecnológica, o trabalho permite conhecer os pedidos de patente depositados no INPI e no mundo.

As informações fornecidas no estudo também podem auxiliar futuras medidas, tanto no âmbito público quanto no privado, particularmente caso estas vacinas se mostrem efetivas para prevenção da infecção por SARS-CoV-2. Foram selecionadas as seis candidatas a vacinas baseadas em RNA que estão em testes clínicos até o momento, a saber:

Vacina candidataDesenvolvedorPaísEstágio atual de avaliação clínicaPlataforma utilizada
LNP- mRNA-1273Moderna/NIAIDUSFase 3mRNA
mRNA BNT-162b2BioNTech/ /PfizerDE/USFase 3mRNA
CVnCoVCurevacDEFase 2mRNA
ARCT-021Arcturus/Duke-NUSUS/SGFase ½ (combinadas)saRNA
LNP-nCoVsaRNAImperial College LondonUKFase 1 saRNA
ARCoVWalvax Biotechnology / Academy of Military Medical SciencesChinaFase 1mRNA

O trabalho faz parte de uma série de publicações sobre as vacinas em ensaios clínicos mais avançados. O estudo Vacinas Baseadas em DNA para prevenção da COVID-19: Mecanismo de ação, ensaios clínicos e pedidos de patentes já foi publicado e novos estudos contemplarão as vacinas baseadas em vetores virais, vírus inativados e subunidades proteicas.

Acesse o novo estudo.

 Acompanhe a página do Obtec Covid-19.

https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-divulga-estudo-sobre-vacinas-de-rna-para-prevencao-da-covid-19