Publicado em 18/05/2021 16h59 Atualizado em 18/05/2021 17h00

Assinada em fevereiro deste ano, a parceria entre o INPI e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terá sua primeira ação implantada: um amplo mapeamento e diagnóstico do uso atual do sistema de Propriedade Intelectual (PI) pelas empresas apoiadas pela Apex-Brasil. O prazo para preenchimento do questionário é 18 de junho.

A parceria prevê atividades como a capacitação em PI para empresários de setores exportadores e para agentes multiplicadores da Apex-Brasil; a realização de telementorias para companhias com foco no uso estratégico do sistema de PI; a participação conjunta em eventos e em rodadas internacionais de negócios e de inovação; o estímulo do uso das Indicações Geográficas no aumento da competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional; e a promoção de atividades acadêmicas sobre a interface entre propriedade intelectual e comércio exterior, como fatores estratégicos para a melhoria da competividade das empresas brasileiras.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Veja como participar.Tags: cooperaçãoApex-Brasil

https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-e-apex-brasil-vao-mapear-a-propriedade-industrial-de-empresas-brasileiras