1. O que é aposentadoria por invalidez? A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário pago pelo INSS aos segurados que ficam permanentemente incapacitados para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
  2. Quem tem direito à aposentadoria por invalidez? Tem direito à aposentadoria por invalidez o segurado do INSS que contribui para a Previdência Social e comprove estar permanentemente incapacitado para o trabalho.
  3. Como solicitar a aposentadoria por invalidez? Para solicitar a aposentadoria por invalidez, é necessário agendar uma perícia médica no INSS por meio do telefone 135 ou pelo site Meu INSS. É necessário levar todos os documentos médicos que comprovem a incapacidade ao dia da perícia.
  4. Como é calculado o valor da aposentadoria por invalidez? O valor da aposentadoria por invalidez é calculado com base na média das últimas 80% das contribuições do segurado. O valor máximo do benefício é o teto do INSS.
  5. Qual é o prazo de duração da aposentadoria por invalidez? A aposentadoria por invalidez é concedida por prazo indeterminado. No entanto, o benefício pode ser revisado a qualquer momento pelo INSS.
  6. É possível trabalhar enquanto recebe a aposentadoria por invalidez? Não é permitido trabalhar enquanto recebe a aposentadoria por invalidez, pois o benefício é destinado aos segurados que estão permanentemente incapacitados para o trabalho.
  7. É possível requerer a aposentadoria por invalidez novamente após o término do benefício? Sim, é possível requerer a aposentadoria por invalidez novamente após o término do benefício, caso o segurado comprove que continua permanentemente incapacitado para o trabalho.
  8. É possível converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez? Sim, é possível converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez se for constatado que a incapacidade do segurado é permanente.
  9. É possível acumular aposentadoria por invalidez com outras fontes de renda? Não é permitido acumular aposentadoria por invalidez com outras fontes de renda, exceto em casos de acúmulo legalmente permitido, como por exemplo, aposentadoria e pensão por morte de cônjuge.
  10. O que acontece se o segurado receber a aposentadoria por invalidez e for constatado que ele não está permanentemente incapacitado para o trabalho? Se for constatado que o segurado não está permanentemente incapacitado para o trabalho, a aposentadoria por invalidez é cancelada e o segurado terá que devolver os valores recebidos indevidamente.