Disponibilizado material que subsidia a harmonização de processos de vigilância sanitária referentes a serviços de saúde e de interesse à saúde. Confira.Compartilhe:   Publicado em 26/10/2020 13h40

Já está disponível para consulta o referencial teórico de gestão da qualidade para ações de vigilância sanitária em serviços de saúde e de interesse à saúde. O material foi estruturado de forma didática e pode ser utilizado para eventual capacitação dos profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

Elaborado por meio de consultoria via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o referencial teórico cria a base para uma visão integrada do papel da vigilância sanitária na regulação da qualidade e da segurança do sistema de saúde. Vale ressaltar que diferentemente, por exemplo, da regulação de produtos para saúde, o setor de serviços tem peculiaridades que devem ser observadas e tratadas tendo em vista suas particularidades e contexto. A ideia, portanto, é aprimorar a qualidade para que esses serviços se expandam bem estruturados. 

O material está dividido da seguinte forma: o primeiro capítulo reúne conceitos básicos para que os serviços de vigilância sanitária atuem na gestão da qualidade das ações e na indução da melhoria da qualidade e redução dos riscos no setor regulado. O segundo capítulo define os sistemas de gestão da qualidade e os aspectos do sistema de saúde que influenciam na qualidade das ações de vigilância sanitária e dos serviços regulados. Já o terceiro capítulo apresenta uma revisão do que se entende por sistemas de gestão da qualidade nos serviços de saúde e seus principais fatores. 

As informações reunidas no documento estão em consonância com os temas tratados atualmente pela Anvisa sobre o assunto, especialmente no que diz respeito à construção de um modelo de gerenciamento de riscos para a regulação de serviços de saúde e interesse à saúde e a implantação de ciclos de avaliação e melhoria nacionais, como a avaliação das práticas de segurança do paciente e o projeto de harmonização do processo de inspeções e fiscalizações. 

Saiba mais 

A vigilância sanitária de serviços de saúde e de interesse à saúde tem duplo objetivo. Além de regular a qualidade do setor regulado, busca também a qualidade dos seus processos internos. Um dos requisitos indispensáveis para a gestão da qualidade é a chamada validade, ou seja, as ações precisam ter a capacidade de melhorar o que elas pretendem melhorar. Assim sendo, quando se quer melhorar a qualidade do setor regulado ou as ações dos serviços de saúde pública, é imprescindível que cada iniciativa, seja um projeto de harmonização de inspeções ou um plano integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente, por exemplo, identifique desde o início a dimensão da qualidade do serviço que deverá ser aprimorada. Isso se aplica aos protocolos, indicadores e projetos de melhoria. 

Acesse o referencial teórico de gestão da qualidade para ações de vigilância sanitária em serviços de saúde e de interesse à saúde

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial            CategoriaSaúde e Vigilância Sanitáriaerror while rendering plone.belowcontenttitle.contentsTags: serviços de saúdesegurança do pacientereferencial teóricogestão da qualidadehttps://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/qualidade-em-servicos-de-saude-referencial-teorico