TRE-SP atinge 5 milhões de eleitores com a biometria cadastrada só em 2019

17.10.201915:19
Compartilhar página via emailCompartilhar página via facebookCompartilhar página via twitterCompartilhar página via Whatsapp
5 milhões de biometrias cadastradas
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atingiu a marca de 5 milhões de eleitores com a biometria cadastrada neste ano, de janeiro até agora. Com esse dado, o quantitativo de biometrias realizadas em todo o Estado de São Paulo subiu para 60,9% de seu eleitorado total.

A meta do TRE-SP para 2019 é cadastrar as digitais de 7 milhões e meio de cidadãos, tendo cumprido 66,6% da meta. O avanço do cadastramento biométrico no maior colégio eleitoral do país, com mais de 33 milhões de eleitores, é resultado de uma série de esforços da Justiça Eleitoral paulista em parceria com diferentes instituições públicas e privadas espalhadas por todo o Estado, além da conscientização do eleitor, que entendeu a importância do cadastro e compareceu. Esses esforços incluíram ações de atendimento e divulgação nos mais variados locais (órgãos públicos, shoppings, estádios de futebol, eventos, supermercados, empresas, etc)

Mais segurança

O propósito da biometria no âmbito eleitoral é tornar a eleição mais segura para a sociedade, pois inviabiliza que um eleitor tente votar no lugar de outro. As impressões digitais confirmam a identidade de cada indivíduo no momento do voto. Assim, o uso da tecnologia biométrica para identificação beneficia eleitores, candidatos e a sociedade como um todo.

Eleições 2020
Para as eleições municipais de 2020, a identificação será totalmente biométrica em 586 municípios de São Paulo. Neste ano, 479 cidades foram incluídas no projeto da biometria obrigatória e concluem o procedimento até 19 de dezembro, dependendo do lugar.

Tags:

Tribunal Regional Eleitoral #Biometria #Eleitor

Gestor responsável: Coordenadoria de Comunicação Social


Fonte:

http://www.tre-sp.jus.br/imprensa/noticias-tre-sp/2019/Outubro/tre-sp-atinge-5-milhoes-de-eleitores-com-a-biometria-cadastrada-so-em-2019