As iniciativas em diversas cidades estão alinhadas com meta específica do CNJ

19.08.201917:15

Ações educativas

Servidores de cartórios eleitorais do Estado de São Paulo levaram a estudantes de diferentes municípios informações sobre a importância da participação do povo no destino político do país, o funcionamento e a segurança proporcionada pela urna eletrônica, a divisão dos Poderes da República, com a descrição das funções atribuídas pela Constituição Federal a cada um deles, entre outros temas.

Em Jaú, o cartório da 63ª Zona Eleitoral promoveu um ciclo de palestras destacando a participação do jovem no processo eleitoral, com ênfase na biometria. A ação de cidadania se desenvolveu no dia 8 de agosto, na ETEC Joaquim Ferreira do Amaral. O projeto foi apresentado a mais de uma dezena de escolas do ensino médio na cidade do interior paulista.

O cartório da 390ª Zona Eleitoral de Cangaíba, na capital paulista, contou com a colaboração do promotor eleitoral Paulo Henrique de Oliveira, que proferiu palestra sobre cidadania, importância do voto e segurança da urna eletrônica. A ação educativa foi realizada em 14 de agosto, na Escola Estadual Vital Fogaça de Almeida.Na ocasião, servidores do cartório tiraram dúvidas sobre alistamento eleitoral e cadastramento biométrico. Uma votação simulada para os cargos de prefeito e vereador foi feita para ilustrar, na prática, as informações que tinham sido apresentadas aos 130 alunos do ensino médio, entre 16 e 18 anos.

Ações desse tipo tiveram início em 22 de maio deste ano, e o objetivo é que prossigam, pois têm, inclusive, o estímulo e o auxílio do Ministério Público local.

No dia 15 de agosto, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rebôlo, em São Paulo, assistiram à palestra “Voto e Cidadania”, ministrada por servidores da 408ª Zona Eleitoral – Jardim São Luís, na capital. A chefe de cartório, Marcella Pantoja Pimentel, lembra que essa ação está alinhada com a Meta Específica nº 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê Ações para a Educação Eleitoral.

Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a organização administrativa do Brasil (divisão dos Poderes, atribuições e cargos em disputa nas eleições), importância da participação dos mesários no pleito, transparência das urnas, segurança na transmissão dos dados e resultados da eleição, e o papel da Justiça Eleitoral para a promoção e o fortalecimento da democracia no país.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusb

Tags:

#Cidadania

Gestor responsável: Coordenadoria de Comunicação Social 

Fonte:

http://www.tre-sp.jus.br/imprensa/noticias-tre-sp/2019/Agosto/zonas-eleitorais-levam-educacao-eleitoral-para-jovens-em-escolas